Tem uma dúvida? Então escreva para marybalaton@hotmail.com


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cheguei e agora?

Ufa!! Finalmente podia dizer que tinha chegado! Fiquei em um hostel recomendado por uma amiga onde fui muito bem recebida!
Apesar de cansada e com uma noite muito mal dormida tinha um milhão de coisas a fazer! A primeira delas era fazer matrícula na faculdade! Tinha horário marcado na reitoria, a segunda e mais importante era um lugar para morar!

Desde o Brasil vinha procurando em vários sites, apanhei um pouco no começo com as nomenclaturas que eles usam aqui (T0 = quarto e cozinha sem divisórias, T1= quarto e cozinha com divisão, T1+1 quarto sala e cozinha) agora era hora de marcar visitas e achar a melhor opção em custo-benefício!!

O pequeno detalhe era... eu não conhecia a cidade, não tinha celular (telemóvel), e tinha muito receio de pedir informações na rua!
Antes de sair do Brasil recebi inúmeras recomendações do tipo: “os europeus são ríspidos e não dão informação na rua, principalmente para brasileiras!” De tanto as pessoas me contarem coisas deste tipo, eu tinha medo de pedir informação na rua e me mandarem para o lugar errado ou para “aquele lugar”.
O resultado disso: eu passava horas perdida nas ruas da cidade, olhando para um mapa de papel sem ter a menor ideia de para onde eu deveria ir! Entrava nos restaurantes e pedia qualquer coisa só para poder usar o wi-fi!
Quando finalmente consegui um chip de uma operadora local... descobri que ele vinha sem crédito... Quando finalmente encontrei o pay-shop (lojinha que vende de tudo) e coloquei “dinheiro ao telemóvel” descobri que não conseguiria acessar a net com o crédito comum!!! HHHHAAAAAAAAAA eu só queria parar de me perder pela cidade! Só queria acessar o Google maps com meu celular! Só queria saber onde eu estava e conseguir voltar para o hostel antes que estivesse muito frio para ficar na rua!
Affff dias difíceis... Mas que hoje lembrando, tornaram-se engraçados!!
Mais um dia se passava na terra do “pois, pronto e já esta”, e eu pensando estratégias para conseguir fazer as coisas sem me perder! Então antes de sair do hostel planejava meu dia todo, olhava no Google os caminhos e riscava no meu mapa de papel, quando ficava muito rabiscado, jogava fora e começava a riscar outro mapa! Foi meu GPS manual!!
Em uma dessas andanças pela cidade encontrei uma loja da minha operadora de celular!! Comprei o tal pacote de internet ... DEUS ABENÇOE o GOOGLE MAPS e STEVE JOBS (onde quer q ele esteja)!!!!! Desde então nunca mais me perdi, e ainda conseguia chegar nos lugares na hora marcada! Foi uma revolução!!
No terceiro dia que estava aqui consegui achar um apê bacaninha! Fechei a conta no hostel e pude dizer que estava em casa!
Azulejos Portugueses na cozinha





 
 





e no banheiro


















Vista da sacada do apê!
Para os que pretendem uma viagem como esta, algumas dicas importantes:
Fazer um planejamento para seu dia turístico ou não, é sempre a melhor opção! Saia de casa já com suas rotas traçadas! Recomendo muito que logo nos primeiros dias faça um tour com o "blue bus", custa baratinho e passa por pontos importantes da cidade. Esta empresa existe em vários países da Europa! 
Não sei de onde saíram essas histórias que europeu é ríspido! Até agora fui sempre bem tratada e todos a quem pedi ajuda foram muito solícitos! Claro que, sempre que vou perguntar algo na rua começo a frase com “ com licença, por favor … blá ... blá ... blá blá … Pode me ajudar?”. Gentileza gera gentileza, sempre! 
Traga um aparelho celular desbloqueado e procure uma loja de umas das operadoras locais Optimus ou Vodafone, (veja no Google a mais próxima), o chip é de graça, coloque crédito comum e compre o pacote de internet que custa €4.90 para 5 semanas. Ambas as operadoras têm planos para ligações a baixo custo para telefones no Brasil.
Se você esta vindo para estudar na Universidade do Porto, vai ganhar um chip da operadora Optimus no plano TAG, com ele você poderá falar sem custo para todos os alunos!
Para ligar digite 0055 (DDD só 2 números) (nº do telefone)
Para enviar mensagens de texto para os amigos brasileiros digite +55(DDD só 2 números) (nº do celular). Não se esqueça do sinal de "mais" no começo!!
Seus amigos do Brasil podem te mandar mensagens também +351(nº do telemóvel).
Se vai ficar com seu chip brasileiro cuidado!!! As tarifas de roaming são bem altas! Lembre-se que toda ligação que recebe é você mesmo que paga a diferença pela chamada internacional!!!
Outra forma bem econômica de falar com o Brasil é usar o skype, por R$33,00 mensais debitados no cartão de crédito pode-se ligar para números fixos de qualquer lugar do país sem limite de minutos! A desvantagem é que tem que estar ligado na internet!


Sites de busca de quartos e apartamentos:






O site OLX recomendo apenas para quem procura uma casa ou apartamento, tem também boas opções para temporadas, mas cuidado NUNCA mande dinheiro antecipadamente no máximo um pequeno sinal (10% a 20% do valor do aluguel). Aliás, aluguel não se usa por aqui, arrendamento é o termo correto!




O hostel em que fiquei, recomendo muito!!



sala de convivência Gallery Hostel 




E se você já achou sua casa, é hora de resolver burocracias em Portugal, renovar visto, abrir conta no banco... então dá uma passada aqui e veja uma listinha de tudo que você  vai precisar!




29 comentários:

  1. Oi Mariana,
    parabéns pelo blog, eu também vou pra Portugal em setembro pelo programa CsF, vou pra Lisboa... queria saber se os sites que vc disponibilizou acima pra achar quartos são confiáveis, pretendo fechar negócio aqui no Brasil mesmo.. bjos obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia!!! Que bom que esta gostando!!! Não deixe de conhecer o Porto quando estiver aqui!
      Quanto aos sites... não há como saber se há anúncios falsos... qualquer pessoa que se cadastras vai conseguir cria um anúncio!
      Eu preferi ficar num hostel da cidade, marcar visitar nas casas em que gostei, só depois de ver que fechei negócio!

      Excluir
    2. Mas quando vc chegou foi difícil de achar um bom apartamento com bom preço? obrigada por me responder!

      Excluir
    3. Eu já tinha "separados" alguns anúncios que gostei nos sites, quando cheguei, marquei as visitas! Achei o apê em 3 dias de muita andança pela cidade!

      Excluir
  2. Oi Mari e Julia,

    Também vou para Portugal, mas para Lisboa. A minha Universidade pediu pra enviar o local onde vou ficar para colocar na carta de aceite, mas eu queria fazer isso de ir para um Hostel Mari, você teve alguma dificuldade por não ter como comprovar residência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui na UP eles colocam na carta o endereço da reitoria na carta de aceite!
      Logo que fechei com um apartamento fui nas finanças, pedir meu NIF que é como um CFP daqui, e no documento das finanças consta meu endereço, este é meu "comprovante" de endereço, usei ele tb para abri a conta no banco!

      Excluir
  3. Oi Mariana,
    sensacional o seu blog. Estou indo passar um ano no Porto pelo CSF e você tem dado boas dicas para os intercambistas de primeira viagem ( sobretudo o coca = cocaina rsrsrs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alison!

      Quem bom que gosta do blog! No começo é difícil usar as novas palavras, mas a gente acostuma!!! :)

      Excluir
  4. Olá Mariana,

    Parabéns pelo blog!!! Também estou indo para o Porto no início de setembro.

    Se possível, poderia me encaminhar alguns contatos de apartamento que você consultou ao chegar no Porto. A minha ideia é fazer o mesmo processo que você, me hospedar inicialmente em um Hostel ou Pousada, após ir atrás de um lugar para morar. Sou estudante de engenharia, logo vou procurar algum local perto da faculdade.

    Ahhh, uma curiosidade, o apartamento que você alugou já veio com panelas, talheres, roupas de cama, etc???

    antoniosebastiany@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonio!
      Infelizmente não tenho nenhuma indicação de apartamento, mas se aparecer algo coloco no face! (Porto 2012). Eu usei mesmo os sites que indiquei, e caminhei muito nas ruas olhando para todas as janelas procurando placas de arrenda-se!
      Meu apê já tinha tudo, comprei só algumas coisas, mas procure apartamentos mobilados (com móveis, fogão, etc) e equipados (com utensílios domésticos).

      Excluir
  5. Oi Mariana, tudo bem?
    Quando você foi ao SEF pedir a residência,
    qual endereço vc colocou?

    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raíssa, na primeira visita (declaração de entrada e marcação da data da entrega dos documentos) dei o endereço do hostel onde eu estava hospedada.
      Na segunda visita (entrega dos documentos) eu já tinha meu apê!

      Excluir
  6. Muito bom seu blog, parabéns! ;) Essa "finanças que você citou... é da UP?? E esse NIF o que é e pra que serve? ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finanças, é o Serviço de Finanças de Portugal, onde se faz declaração de imposto de renda por exemplo. As pessoas que tem bolsas de estudos vão até as finanças pedir o NIF (que é como um CPF) e assim podem abrir conta bancária normalmente. O NIF também serve como comprovante de endereço para o consulado brasileiro.

      Excluir
  7. Oi, Mariana!
    Fantásticas e super esclarecedoras suas postagens. Estou adorando acompanhar...
    Queria saber se teve dificuldades para arrendar seu ap, como a necessidade de fiadores. Pelos sites que indicou me pareceu que são contratos particulares, sem a mediação de imobiliárias. É isso mesmo?
    Estou indo fazer o doutorado sandwich na FLUP e tenho pesquisado alguns aps próximos ao centro. Vc teria dicas sobre boas regiões para morar? Em que região fica seu ap? Aproveitando mais uma pergunta: vc tem acesso à internet em casa? É simples?
    Muiiiito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, foi bem tranquilo arrendar meu apartamento! Os sites que recomendei são mesmo sem intermediários, mas é sempre bom confirmar se o senhorio (proprietário) pede fiador.
      O Bairro da FLUP chama se Massarelos, o centro é a região chamada Cedofeita. Caso queira, meu senhorio tem apartamentos vagos, manda me um e-mail que te passo o contacto dele!
      Quanto à internet eu contratei da optimus (kanguru) daquelas de pen drive por 30 euros por mês.

      Excluir
  8. Quando você enviou a documentação para obter o visto de estudante, colocaste o endereço do hostel?
    Adorei o blog, muito útil e consigo já ficar mais aliviada a cada post que leio!!!
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marine, quando eu fui agendar a entrega dos documentos dei o endereço do hostel sim, na entrega dos doc eu já tinha minha casa.

      Excluir
    2. Marine... acho que vc estava se referindo à entrega dos documentos no Consulado ainda no Brasil! Sim no Brasil eu dei o comprovante de reserva no hostel!

      Excluir
  9. Oi, Mari! Parabéns pelo blog! Estou à procura de quarto em casa para dividir ou ap. T0 ou T1, mas de no máximo 250 euros. Irei estudar na Faculdade de Nutrição da UP,pelo que vi é em Paranhos. Você tem algum contato que possa me dar? Não consigo utilizar o BQuarto, pois só aparece quem tb está à procura e não tem email da pessoa ou telefone. =/

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Oi Lila, por 250e vai ser um pouco difícil achar um apê.
      No bquarto vc tem q pagar para ver o telefone dos proprietários, no grupos do
      face (brasup) também tem muitas ofertas, além disso quando você chegar tb vai ver muitos anúncios nas janelas!
      Outra dica, evite fechar negócio sem ver e não mande dinheiro pela internet, tem muita gente que acaba tendo problemas em alugar sem visitar o apê/quarto

      Excluir
  10. Olá Mari,

    lendo um montão do seu blog e ficando cada vez mais confusa...mas a culpa é minha.Tenho 6.000,00 reais e quero morar por ai durante três meses.Vou buscar uma experiência mais profunda com a culinária local.Sou gastrônoma e desde de muito quero me aventurar as margens do Tejo.Como li que trabalho não é facil por ai, tem como de dar um panorama das comidas de rua?Existe essa cultura por ai?Sei muito pouco sobre a comida de rua deles e sei nada de comida brasileira sendo desenvolvida aqui...você poderia me ajudar com essas informações?Desde já agradeço.seja realista, não me assusta se você me disser que esse dinheiro não dá pra muita coisa...mas confesso ser modesta.Com um vinho barato,um português gato e um fado,fico feliz da vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tati,
      Realmente comida de rua praticamente não existe por aqui... no inverno há alguns vendedores de castanha assada, e na frente dos teatros as vezes encontra-se um pipoqueiro! Na madrugada perto da região das baladas, tem um carrinho de cachorro quente!
      Sobre comida brasileira deste lado do mundo.. existem alguns rodízios de carne, onde sempre em feijão (do preto igual ao consumido no Rio).
      Sobre granha... bem realmente o que você tem para p tempo que pretende ficar é pouco! Acho que para se manter aqui de forma simplese dividindo um quarto você precisará de no minimo 600 euros por mês fora a passagem.

      Excluir
  11. olá Mari, to adorando ler suas historias, muito legal mesmo !
    tu sabe uma média de preço do curso de adm. ai na UP ?
    procurei no site mas não encontrei nada relacionado ao assunto.

    ResponderExcluir
  12. Oii Mari meu nome é Iara tenho 15 anos e gostaria muito de fazer um intercambio para Portugal. Mas a questão é, que não acho nenhuma agência que faça intercâmbio para Portugal. Gostaria de saber, se voce sabe de alguma agencia ? Por Favor, me ajuda. Se caso,voce conseguir me ajudar tu taria realizando um sonho meu de conhecer um pedacinho de Portugal !! Obrigada, é lindo o seu blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iara, realmente para sua idade não conheço nenhuma agência!
      Só mesmo para quem está na universidade!
      Mas daqui a pouco tempo você poderá se inscrever para esses intercâmbios.

      Excluir
  13. Bom dia Mari.
    estou me candidatando a uma vaga de mestrado na Universidade do Porto e do Minho para o mestrado. Eu não faço a mínima ideia como começar a pedir os vistos para Portugal. Sabe o valor dos vistos? Vi que os quartos são bem acessíveis e próximos as universidades, isso é bom, pois quero economizar com transporte. As minhas aulas seriam somente quinta e sexta a noite, será que eu conseguiria um trabalho para ajudar nas despesas? É bom morar em Portugal?
    Meu email é annamamarmelo1@gmail.com, sem pudesse me ajudar, eu agradeceria muito!

    ResponderExcluir

Deixe sua pergunta ou cometário, responderei assim que possível :)