Tem uma dúvida? Então escreva para marybalaton@hotmail.com


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Quanto custa morar no Porto??

Desde que comecei a escrever este blog recebo inúmeras perguntas, de todos os tipos, e hoje resolvi falar sobre dinheiro, que é uma questão muito recorrente!

Antes dos números vamos a alguns fatos. Diz-se que Portugal é o país mais barato da Europa e Lisboa (capital) é a cidade mais cara de Portugal, então, se você pretende vir para cá a passeio ou estudo, faça algumas adaptações no preços de acordo com a cidade que pretende!
É claro que o quanto se gasta para viver depende muito do estilo de vida de cada um: quem cozinha em casa gasta menos, quem faz questão de ter à mesa carne de gado, gasta mais. Eu escolhi morar sozinha, então gasto mais com o pagamento da renda (aluguel) e sou friorenta, passo o dia com o aquecedor ligado! Portanto, esses números podem variar um pouco, mas servem como base. 

Aluguel: vai depender muito de onde e como você pretende morar. Um quarto individual perto da FCUP não sai por menos de 200€. Um quarto partilhado num lugar menos nobre consegue se por cerca de 100€. Eu pago 280€ no meu apê de 30m².  

Alimentação: o almoço nas cantinas da UP fica por 2,35€ e algumas também estão abertas para o jantar. Eu almoço na faculdade entre 3 e 4 vezes na semana e faço jantar em casa, gasto em média 40€ por semana no mercado. 

Transporte: meu meio de transporte é a minha magrela, então raramente uso autocarro (ônibus) e às vezes o metro (metrô), então só compro título (bilhete) de transporte quando vou usar, ao custo de 1,15€ a 1,80€ por viagem. Já quem compra o "Andante" mensal paga a partir de 22,50€ (dependendo das distâncias ou zonas em que vai circular) e usa o transporte à vontade.

Comunicação: tenho um plano para telemóvel da operadora Optimus, o TAG (todos os alunos da UP ganham o chip da TAG na reunião de apresentação na reitoria), coloco 7,50€ de crédito por mês e também compro 10€ por mês do aditivo Mundo para falar baratinho para o Brasil (0,06€ fixos e 0,26€ celulares). Ainda uso o Skype, a 9,19€ por mês para falar sem limite de tempo para qualquer DDD do Brasil. Meu plano de internet fica por 30€ ao mês.

Energia elétrica: aqui em Portugal o custo da energia tem valores diferentes durante o dia e a noite, então veja na sua conta qual o seu tipo de cobrança e confira no site da EDP quais os horários mais baratos. Outro detalhe: quem informa o valor gasto é você! Isso mesmo! Todo começo de mês você liga ou vai ao site da EDP e faz a comunicação de leitura, e se você por acaso esquecer de enviar os dados a empresa vai fazer uma estimativa, que normalmente é mais alta que o seu consumo! Eu gasto em média 20€ (verão) 50€ (inverno).

Água: essa é minha menor conta, 10€. Também é preciso informar a companhia de água qual o consumo de cada mês.  

Estes são os gastos fixos, o mínimo que eu gasto por mês. É claro que sempre tenho gastos extras com passeios, viagens ou compras, mas com o valor pago pelo Ciência sem Fronteiras um estudante vive tranquilamente no Porto!

Agora se sua dúvida é: Onde morar ou onde se hospedar no Porto, da uma olhada aqui que eu conto como eu fiz!


168 comentários:

  1. Mariana, o custo do andante mensal que tu colocaste é sem o auxilio. O de estudante sai 23euros (não tenho certeza absoluta do numero, mas é por ai) por mes pra 2 zonas e uns 28euros pra 3 zonas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura, já esta corrigido! Coloquei também o link com a tabela completa de preços!

      Excluir
  2. Olá amei seu blog, respondeu vários questionamentos que venho me fazendo.
    Bom me inscrevi no programa e agora estou na fase da longa espera pelo resultado( torça por mim), mas ainda tenho dúvidas sobre as bolsas.Eles citam no edital a bolsa instalação mas falam que é paga uma única vez, a questão é, depois a acomodação e alimentação é custeada pela bolsa mensal ou devemos desembolsar esse valor por conta própria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kianny, fico feliz em saber que o blog ajudou!
      Não sei se entendi bem sua pergunta, mas... sim o auxilio instalação é pago uma única vez, depois disso todos os gastos mensais (aluguel, alimentação, etc) devem sem pagos com sua mensalidade.

      Excluir
    2. Era isso mesmo que gostaria de saber.Obrigada!

      Excluir
  3. Uma pergunta: É fácil para estudantes brasileiros arranjar emprego para se sustentar por aí? se sim, qual a média salarial que um estudante receberia? Obrigado!!

    Pablo Medeiros

    ResponderExcluir
  4. Oi Pablo, infelizmente encontrar um trabalho em Portugal é bem complicado!!! Um dos principais fatos da crise é exatamente o desemprego!
    E tem outro detalhe, os cursos são em período integral! Eu por exemplo, tinha aulas de manhã e a tarde!

    ResponderExcluir
  5. Entendi...outra duvida bem específica. Quanto custa viver por aí, mensalmente?
    despesas de agua, luz, alimentos, etc.

    Pablo Medeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pablo, no texto eu falei a média de valores que eu costumo gastar, para essas contas de água, luz, telemóvel... A bolsa do ciência sem fronteiras é de 870 Euros e com esse valor vive-se tranquilamente no Porto!

      Excluir
  6. Mari adorei seu blog, eu não sou universitário ainda, mas tenho uma vontade tremenda de morar em Portugal. Pretendo ir para estudar, porém terei que trabalhar pra me manter. Vc acredita que é possível, mesmo com a carga de estudos? Qual a visão que vc tem disso? a verdade é que nem sei por onde começar pra me planejar. Se puder me dar sugestão ou sugerir alguém que possa me orientar quanto a isso, talvez alguém que vc conheça em condições similares a minha, serei eternamente grato. Bruno Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno,
      Para começar já que ainda não é universitário, entre numa faculdade que tenha algum convênio com universidades Portuguesas, isso pode te ajudar a conseguir uma bolsa de estudos como foi o meu caso.
      Infelizmente, com a crise na Europa conseguir um trabalho por lá é bem complicado e na grade maioria das faculdades os cursos são em período integral, ou seja as aulas são espalhadas durante o dia o que dificulta ainda mais conseguir um trabalho.
      Durante o tempo que estive em Portugal não conheci nenhum brasileiro que trabalhasse para manter os estudos por lá!

      Excluir
  7. Oi Mari estou pensando em alugar um apartamento em Lisboa por uns 2 meses e fazer um tour pela europa mas usando lisboa como ponto de apoio. Vale a pena ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana, vale sim!
      Viajar apenas com bagagem de mão em companhias Low Cost fica muuuito mais barato!
      Mas fique atenta, procure um apartamento mobilado (com móveis) e equipado (com utensílios domésticos)
      No Post "cheguei e agora eu falo de como achar um lugar para ficar
      http://comoestudaremportugal.blogspot.pt/2012/05/cheguei-e-agora.html

      E no post "malas low cost" eu sou as minhas dicas para viajar só com a mala de mão.
      http://comoestudaremportugal.blogspot.pt/2012/10/malas-low-cost.html

      Excluir
  8. Mariana,
    Em agosto vou para estudar no ISEP.
    Estava procurando algum apê pequeno e razoavelmente barato. Existe algum site onde eu possa procurar?
    Onde você achou o seu?
    Valeu!

    Álvaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Álvaro eu achei meu apartamento no OLX.pt, no post "cheguei e agora eu falo mais sobre como foi.
      http://comoestudaremportugal.blogspot.pt/2012/05/cheguei-e-agora.html

      Excluir
  9. Entendi Mariana! E você já ouviu falar dessa moradia universitária?
    http://www.spru.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=314&Itemid=511
    Me pareceu bem legal, apesar de cara...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eu também acho essa residência muito cara, e é também longe do centro e pelo que sei não há bons comércios por perto... Tudo que precisar fazer vai ter de usar o metro!

      Excluir
  10. Mariana, estou no 1º período do curso de Psicologia e gostaria muito de ir morar em Portugal. Você sabe como possa me informar melhor sobre intercâmbio com as faculdades portuguesas e processos de bolsas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, você precisa procurar o dep. de relações internacionais da sua faculdade no Brasil, lá você vai saber com quais universidades de Portugal a sua tem convênio ou parceria. Lá você também pode se informar sobre os programas de bolsas de estudos que a sua facul participa.

      Excluir
  11. Oi Mari!
    Muito útil as informações do seu blog.
    A minha dúvida e se com o valor da mensalidade, preciso custear os estudos e despesas de moradia, alimentação, ....?
    Entenda, custear estudos, como os valores a ser pago a Universidade.

    Obrigado,
    Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, normalmente os estudantes dos programas do governos sao isentos das propinas ( semestralidade ) e muitas universidades brasileiras tem convénios que isentam o pagamento das propinas, mas, de modo geral a sua mensalidade que recebe do ciência sem fronteiras tem q pagar todas as suas contas inclusive gastos com a universidade.

      Excluir
  12. Tuas dicas ajudaram.
    Esperava encontrar no final do artigo um somatorio de tudo. Acho que é o que faltou.

    Tirando isso, Mandaste bem. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu voltei a escrever então ainda vai ter um artigo comentando sobre a UP e o balanço final!!

      Excluir
    2. oi mari Balaton,
      estou querendo fazer mestrado em Portugal mas não tenho vínculo a nenhuma universidade. que dica me daria?

      Excluir
    3. Oi Sreff

      Você pode sim fazer todo o mestrado em Portugal, o processo seletivo é por análise de cirruculum, mas lembre se os cursos são em período integral! É difícil conciliar o estudo com trabalho.
      Caso vá procurar uma faculdade no Brsil para fazer um "sanduíche" em Portugal procure uma facul com convênio com universidades de Portugal.

      Excluir
  13. Olá, eu estou querendo ir morar na Europa pra estudar, eu gostaria de ir pra Suíça ou para a Alemanha, mas por enquanto eu só sei português e o básico de inglês. Então eu estou achando melhor ir para Portugal, você conhece alguma faculdade particular por lá? qual é a melhor cidade para morar a que seja mediana? qual? poderia me dar essas dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalie,
      Bom primeiro, vc quer fazer o curso todo fora do Brasil?
      Se sim no caso de Portugal você precisa passar poe análise de curriculum e fazer o exame nacional, uma espécie de vestibular. Vale lembrar que os cursos são em horário integral e conciliar trabalho e estudo por lá é mais complicado.
      Lá todas as faculdades são pagas (mesmo as públicas) as propinas são pagas semestralmente.
      As cidades tem em média o mesmo custo de vida, na minha opinião, quanto se gasta por mês depende mais do seu estilo de vida que da cidade!
      Você pode morar no Porto, Coimbra, Aveiro, Lisboa entre muitas outras cidades onde há excelentes universidades!

      Excluir
  14. Irei fazer Doutorado em matemática na universidade do Porto e na cidade de Coimbra. Irei ficar pelo menos 10 meses na cidade do porto. Previsão de chegada começo de setembro. Gostaria de saber se você pode me indicar localidades legais pra alugar um apartamento mobiliado, ou sites que possuam essa informação que também seja mobiliado.

    Só peço que seja mobiliado e que seja próximo a faculdade de ciências do porto.

    Eu estava olhando e encontrei uns em campanhã(estádio do dragão)... Não sei se fica muito distante da FCUP, você saberia me informar?

    Desde já obrigado pela atenção.

    Atenciosamente,
    Anderson Feitoza.

    ResponderExcluir
  15. Eu sou Brasileiro. Irei fazer Doutorado em matemática na universidade do Porto e na cidade de Coimbra. Irei ficar pelo menos 10 meses na cidade do porto. Previsão de chegada começo de setembro. Gostaria de saber se vc pode me informar se campanhã é um bom lugar pra morar e se fica perto da FCUP(faculdade de ciências)

    Mas se você quiserindicar outro fiquem a vontade. Só peço que seja mobiliado e que seja próximo a faculdade de ciências do porto.

    Desde já obg pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrerson, o bairro da FCUP chama se Massarelos, campanhã é um bom bairro, mas você vai precisar usar o metro e auto carro para chegar para FCUP.
      Eu pesquisei apês no sites bquarto, easyquarto e olx.pt
      Eu fiquei num hostel quando cheguei e só fechei negócio depois de visitar os apartamentos.

      Excluir
    2. Olá Mari, primeiro gostaria de agradecer pela atenção. Tenho só mais algumas dúvidas
      a empresa que eu tinha entrado em contato me falou que esse de campanhã ficava perto, tou mandando até o link(pois pode ser que o cara esteja só tentando fechar negócio)

      http://www.adatta.pt/pt/detalhes.htm?RID=5328070

      E caso não seja qual o tempo médio de metrô ou auto carro até lá?

      Você pode me indicar quais são as outras freguesias próxima a FCUP fora Massarelos? Pois os que vi de Massarelos não me interessaram muito.....

      mais uma vez obg por sua atenção e me desculpe o incômodo.

      Atenciosamente,
      Anderson Feitoza.

      Excluir
    3. Anderson, pra mim é longe e caro!!! Morava no bairro Cedofeita (que também é nome de uma rua de comércio), chegava na faculdade em 10 min de bike e pagava 280e em um apê de 1 quanto (T1)
      Procure na Região da Boa vista, Cedofeita, Casa da Musica. Outra dica é não fechar negócio sem ver o lugar, se é perto de comércio, transporte etc.

      Excluir
  16. Muito bom! Estou querendo fazer o doutorado ano que vem. Vou visitar seu blog mais vezes.

    ResponderExcluir
  17. Olá Mari.
    Tenho 17 anos, moro em SP. Sou descendente de portugueses, tenho dupla nacionalidade e passaporte europeu. Um dos meus muitos sonhos viajar e estudar em Portugal.

    Vc sabe quais programa existem pra isso? O que eles oferecem e como participar deles?

    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Desculpe a demora em responder.
      Então, programas de intercambio existem em varias faculdades brasileiras. Você precisa prestar vestibular em uma delas.
      Agora para fazer o curso todo em Portugal você pode entrar por analise de curriculum ou fazer o exame nacional, uma especie de vestibular de la!

      http://www.gave.min-edu.pt/np3/39.html

      Excluir
  18. Oi Mari! Estou aqui só de curiosa, pois estava verificando aluguel de aps no Porto para uma viagem de 1 mês. Dei de cara com seu blog e quero te parabenizar, pois é muito bacana você dar tantas dicas, cá pra nós, é uma doação de tempo e hoje em dia as pessoas nem param para te dar um bom dia, imagina dar a atenção que você dá às pessoas em seu blog. Para mim foi bem legal ler suas dicas. beijocas! Rita

    ResponderExcluir
  19. Mari, boa noite!
    Bom estou a procura de programa de bolsas e informações sobre quanto custa morar em Portugal, isso eu já vi em um dos seus posts. Agora queria ver se vc sabe algo sobre como funciona os programas de bolsas, eu tenho alguns mas não entendi como eles funcionam , como me inscrever, ah eu já sou formada e gostaria de fazer mestrado. Será que consegue me ajudar?

    Desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brumah

      pelo que sei os programas de bolsa são para pessoas que já tem vinculo com uma faculdade do Brasil.
      O processo seletivo das universidades Portuguesas é o "exame nacional" você tem mais informações no site http://www.gave.min-edu.pt/

      Excluir
    2. Oi Brumah

      pelo que sei os programas de bolsa são para pessoas que já tem vinculo com uma faculdade do Brasil.
      O processo seletivo das universidades Portuguesas é o "exame nacional" você tem mais informações no site http://www.gave.min-edu.pt/

      Excluir
    3. Oi Brumah

      pelo que sei os programas de bolsa são para pessoas que já tem vinculo com uma faculdade do Brasil.
      O processo seletivo das universidades Portuguesas é o "exame nacional" você tem mais informações no site http://www.gave.min-edu.pt/

      Excluir
  20. Olá, Mari! Parabéns pelo blog, super informativo!
    Ano que vem vou estudar na Universidade do Porto, você poderia me passar o contato do AP que você alugou quando estava lá?

    Obrigada,

    Gabriela Barbosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela me manda um e-mail que te passo o contato sim, mas já adianto que o prazo mínimo de aluguel é de 1 ano!

      marybalaton@hotmail.com

      Excluir
    2. Desculpe a intromissão, mas tenho um apartamento de 1 quarto/sala/cozinha, etc com garagem no bairro Senhora da Hora/Matosinhos,caso vc se interece, pretendo lugar. meu e mail é jmass@itelefonica.com.br

      Excluir
  21. ola´muito obrigado pelas dicas gostaria de saber se é possivel um estudante consiguir um trabalho em part time em portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Infelizmente é muito difícil conseguir trabalho (mesmo que informal) em Portugal, um dos maiores problemas da crise na Europa é a falta de trabalho!
      Outra coisa que complica: os cursos são integrais, com aulas espalhadas pelo dia!

      Excluir
  22. Olá,
    Gostaria de saber quanto vc gasta em média por mês contando seus extras e quanto custa as passagens, passaporte e afins.
    Vou concorrer a uma bolsa de 5 mil euros para passar 6 meses em Portugal (isso é que vou ganhar para todos os meus gastos contando passagem e tudo mais). Vc acha que preciso levar quanto a mais para conseguir me manter?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Eu gastava todo o valor da minha bolsa mensal, 870e. Tinha uma vida tranquila, sem muito aperto, mas tb sem esbanjar!!
      O passaporte eu já tinha, com visto (em sampa) gastei uns 350 reais. As passagens custam cerca de 2500 reais (ida e volta) . Plano de saúde eu realmente não lembro o valor, mas cerca de 2000 reais para os 12 meses que fiquei em Portugal. Minha faculdade no Brasil tinha convênio com a UP, então não paguei nada para estudar.
      Quanto você vai precisar levar para se manter eu não sei ao certo, mas faça as contas considerando um gato médio mensal de pelo menos 700e.
      Espero que dê tudo certo para você!!

      Excluir
  23. Olá Mariana, saudações!

    Dei uma "corrida" pelas perguntas e respostas e aparentemente não vi ninguém perguntar sobre segurança.
    Porto é uma cidade tranquila e segura para se viver? Como anda a criminalidade por aí?
    Sabe, eu sou muito pessimista com relação ao Brasil, principalmente com relação a segurança. Isso aqui está se tornando terra de ninguém. Num país onde impera a impunidade, o crime prevalece. Está em meus planos sumir daqui, e Portugal, é uma opção. Ficaria contente com um retorno seu.
    Antecipadamente agradeço. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      O Porto é sim uma cidade mais tranquila que minha amada São Paulo, claro que assaltos e roubos acontecem, mas em menor número!

      Excluir
  24. Ola Mari!!Gostaria de saber qual o valor do salario minimo de portugal. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, dei um pesquisada rápida no google, e acho que é em torno de 500 euros

      Excluir
  25. Olá, você tem alguns contatos para me passar de alojamentos baratos? Na faixa de 100 a 150 euros? Vou para a FEUP em fevereiro... Se tiver entre em contato comigo? julyan_2@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola infelizmente não conheço ninguém que tenha quartos, mas nao te preocupa são muitas ofertas nas janelas das casas e nos quadros de aviso das faculdades

      Excluir
  26. Olá Mari! Estou pensando em passar uns meses ai em Portugal, com o intuito de morar de vez, caso der certo! Qual a cidade que você me recomendaria, Porto ou Lisboa? Qual a melhor cidade ai pra morar? Sou Brasileiro, onde conseguiria um emprego rápido por ai? Vejo sempre comentários de Brasileiros morando em outros países, e trabalhando com limpadores de carpetes, balconistas, e o que os mesmos ganham por ai, se fosse no Brasil tinham uma vida de rico! Lembrando que o que ganham ai tem uma vida boa, como o primo de um amigo que mora no Canadá, trabalhava limpando carpete de carro, e anda em um carrão! Quais as dicas que você poderia me passar? Desde já, agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilker, já respondo seu e-mail, mas reforço que a crise em Portugal ainda é grande e há poucos postos de trabalho!

      Excluir
  27. Bom dia Mari ! Espero que vc esteja bem por aí e realizando seus sonhos. Tenho pesquisa na net sobre viver no Porto ou em Portugal em geral. Meu filho quer viver e estudar aí. Tenho renda vitalícia de aproximadamente 3.400,00 euros líquidos e te pergunto se com isso a gente poderia viver com conforto, mesmo o país estando em crise. Queríamos um ap. com 2 quartos, simples no centro do Porto ou perto dele. Pretendemos ter uma vida bem básica sem luxos. Pergunto se precisamos de visto específico mesmo tendo essa renda fixa e vitalícia? Queríamos ir para Portugal com calma e lá procurar moradia e estudo, de acordo com nossas necessidades. Emprego, no momento, não seria necessário. O que vc acha? Agradeço muito se puder nos ajudar nessa pesquisa. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Português, e sempre vivi cá...com 3400 euros por mês, você faz vida de rainha cá!
      Não sei bem dos preços das casas em Lisboa/Porto, mas aqui na Serra da Estrela (montanhas-interior) eu pago 250 euros por um T4 mobilidado, com 4 varandas, 3 casas-de-banho. Somos 2 pessoas e em comparas para alimentação e higiene gasto 50-60 euros por semana.

      Assim 2 pessoas (como eu e a minha esposa) gastamos 250 euros na renda + 400 euros em compras + 100 euros em contas (água, luz, gás, tv por cabo e net).

      Eu ganho 850 euros por mês, e a minha esposa 650 por mês. Nunca mexemos no ordenado dela, poupamos sempre tudo (e às vezes ainda do meu).

      É muito barato viver fora das grandes cidades.

      Excluir
    2. Você falou 50 a 60 euros de compras por mês isso da 4 semanas x 60€ = 240 € e vc colocou 400€, porque 400?
      obrigado

      Excluir
    3. Oi Luiz quem falou dos 400€ foi o Bruno, leitor que deu a opinião dele!

      Excluir
  28. Olá Silvia, com 3400 Euros você e seu filhos vão viver com tranquilidade no Porto/Lisboa! Só recomendo que vá antes passar uma temporada antes de decidir mudar-se definitivamente!

    ResponderExcluir
  29. Olá! Gostaria de fazer uma estimativa. Sou estudante de Direito e vou estudar em Coimbra por seis meses, porém devo arcar com todos meus gastos, alimentação, estadia e demais despesas particulares, desejo também viajar um pouco nos finais de semana (houve dizer que o metrô é muito eficiente e barato) qual seria a media que eu gastaria por mês. E qual na sua opinião seria a melhor opção de moradia? Um quarto individual? Republicas (se houver em Portugal)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, em média com 800 euros vc vive mito bem em Portugal, claro que isso varia um pouco com seu estilo de vida, há pessoas que gastam muito mais, ou muito menos que isso!
      Quanto aos combios (trem) são sim bastante práticos para viagens dentro de Portugal.
      Há sim republicas por aqui, agora sobre dividir o quarto ou a casa depende muito mais de você, eu por exemplo não me adaptei a experiencia de partilhar a casa. Dá uma olhada no testo aqui no blog chamado "a arte de dividir" onde eu conto como foi para mim.

      Excluir
  30. Oi, Mari, estou pensando em ir embora para portugal definitivamente. Sou formada em Direito. Vc sabe alguma informação se há empregos ou colocações nessa área?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sei muitas coisas da sua área específica já que sou física, mas o que sei é que a crise ainda é muito grave em Portugal e há poucas oportunidades de trabalho de forma generalizada.
      O que posso te dizer é: não saia do Brasil sem ter um trabalho certo em Portugal.

      Excluir
  31. Olá, Mari, eu e meu namorado pretendemos ir pra Coimbra em 2015, a mãe dele já mora lá.. você saberia quanto custaria mais ou menos o curso de Engenharia naquela região ? Pra brasileiros entrarem em Universidades públicas é só através do Ciencias sem fronteiras ? Ou estando lá da pra fazer alguma prova pra entrar na publica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, para fazer o curso completo em Portugal vc deve prestar o concurso nacional.
      http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt
      Lembre-se que mesmo as Faculdades públicas são pagas, mas os preços são muuuuito mais acessíveis que no Brasil. O preço depende muito de uma faculdade para outra, o custo da faculdade de ciências da Universidade do Porto é cerca de 1000 euros por semestre

      Excluir
  32. bom dia, pretendo ir para porto no mês de novembro 2014 e ficar durante um mês fazendo estágio no hospital de santo antônio. Vou ir por conta própria. Me aconselha algum bairro para locar um quarto? sabe algum site confiável através do qual eu possa fazer isso? e quanto me custará mais ou menos o aluguel? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, eu também fiz no estágio no hospital Santo Antônio, ele fica no centro da cidade, o bairro é Cedofeita, vc pode procurar um quarto por lá!
      No texto "cheguei e agora" eu falo como fiz para achar a minha casa e os sites que usei!
      http://comoestudaremportugal.blogspot.com.br/2012/05/cheguei-e-agora.html

      Excluir
    2. Oi mari, tudo bom? Estou pensando em concorrer uma bolsa santander no valor de 500 euros para morar em Portugal. Porém quero levar o meu namorido comigo, ainda que ele não possa trabalhar e estudar lá.... Esse valor da bolsa consegue pagar pelo menos parte das nossas despesas ou ele teria que complementar?

      Excluir
    3. Olá,
      500€ é muito pouco até mesmo para uma pessoa! Vocês com certeza vão precisar complementar a renda, mas lebre se está MUITO difícil conseguir trabalho por lá! A crise ainda é muito forte!

      Excluir
  33. Olá Mariana. Pretendo fazer um intercâmbio na Universidade Do Porto. Quem irá arcar com minhas despesas será meus pais, porém, estou muito inseguro a respeito ao que concerne minha despesas. Numa média quanto você acha que um universitário gasta por mês ? Este valor em Euro e Reais. Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso depende um pouco de estilo de vida, mas acho que menos que 700 euros (2100 reais) por mês fica complicado!

      Excluir
  34. Sou aposentado com proventos de mais ou menos 8 mil euros. O que preciso em termos de documentos para morar em Portugal com minha mulher?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não sei se há algum visto especial para aposentados, até onde eu sei, só vistos de estudo e trabalho! procure o consulado para ter mais informações para seu caso específico

      Excluir
  35. Olá Mari, gostaria de saber se para fazer uma pós-graduação em Portugal eu preciso passar pelo exame nacional também.
    E você poderia me passar alguns sites que oferecem bolsa, além do Ciências sem fronteira? Minha área de atuação é marketing, design e moda, não são todos os programas que oferecem bolsas para essas áreas.
    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, o exame nacional é para quem quer fazer o curso todo em Portugal, para essa situação não há bolsas.
      Já quanto a instituições que oferecem bolsas para fazer um intercambio na sua área vc deve procurar o dep de relações internacionais da sua facul!

      Excluir
  36. Oi Mari, minha filha ganhou uma bolsa de estudos na universidade de Coimbra, estuda no segundo ano de direito, estou preocupada com as despesas ja que serão por minha conta. Não sei como achar um lugar para ela morar e que seja perto da faculdade.Se puder me ajudar agradeço muito , vou usar o e-mail do meu filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quanto aos gastos em torno de 800€ por mês ela terá uma vida tranquila em Portugal. Menos de 500€ acho que fica mais complicado.
      Quando ao lugar para morar, recomendo que ela fique em um Hostel na chegada, há muita oferta de quartos e apês pequenos na faculdade e muitas placas nas ruas. Não recomendo que alugue sem ver (pela internet) e também NÃO. Envie dinheiro para reservar um lugar! Visite os quartos/apês antes de fechar negocio

      Excluir
    2. Mari, parabéns pelo blog, é muito útil ajudar a todos.
      Vc sabe se gasta de supermercado por mês um casal com uma criança de 3 anos?
      Outra coisa se vc pudesse escolher toda a segurança,clima e Paz de Portugal ,escolheria,voltar para esta insegurança no Brasil, com uma renda de 1000€ mês, sem pagar aluguel?

      Excluir
    3. Luis
      A experiência de viver fora "de casa" é única, mas EU hoje não viveria para sempre fora do Brasil, para mim estar perto da
      minha família é muito importante e estta acima de tudo! Está é a minha opinião.
      Quando ao valor que te ofereceram acho pouco, principalmente para as grandes cidades! Principalmente se considerar que crianças gastam mais que adultos!

      Excluir
  37. Olá,Mari. Meu nome é Pedro M.P, sou brasileiro e estou indo estudar na FEUP. Em relação a moradia me ofereceram quartos próximos a FEUP 7 min a pé a 200 euros e também no centro em Cambanhã já que dizem que o transporte é muito bom por um preço de 220 euros o quarto individual. O que você aconselha ? Morar próximo a Faculdade deixa vc longe de tudo, isola, facilita ? Ou morar no centro é muito melhor ?

    ResponderExcluir
  38. Oi isso é muito pessoal!!! eu morava no centro.... mas faça o seguinte... escolha somente quando chegar e vistar os apês, não mande dinheiro pela internet NUNCA

    ResponderExcluir
  39. Boa noite Mari..primeiramente parabéns pelo blog, muita informação útil!! Tenho as seguintes dúvidas: minha mãe brasielira é casada há 7 meses e vive a 10 cm um português aí em Lisboa. Eu posso morar cm eles e trabalhar aí legalmente?? E qual é o custo de uma faculdade ai..comparando com o Brasil por exemplo?? Abrss

    ResponderExcluir
  40. Nossa Elder, neste caso realmente não sei! Como é um caso específico melhor ver mesmo com o consulado de Portugal no Brasil!
    Quanto ao preço das faculdades, a faculdade de ciências da Universidade do Porto cobra em média 1000€ por semestre.
    O preço varia de acordo com a instituição e curso q vc escolher, mas o site de cada facul costuma ter essa informação!

    ResponderExcluir
  41. Boa noite mari tudo bem?

    Tenho uma dúvida, sou formado em química (Técnico) aqui no brasil e recentemente adquiri minha cidadania portuguesa/passaporte europeu.

    Eu estava pensando em ir pra irlanda, porém como ainda não sei muito do inglês, gostaria de passar um tempo (morar) em Portugal. Você acha que é fácil eu conseguir emprego na área de química sendo um cidadão português?

    Muito bom seu blog, obrigado por suas dicas. Meus Parabéns.


    Allan

    ResponderExcluir
  42. bom dia!
    queria saber mais ou menos quanto preciso por mes para viver bem, sem luxos, mais bem em Evora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pr ser uma cidade menor acredito que o aluguel seja um pouco mais barato que no Porto, já os outros custos acredito que sejam os mesmos!!

      Excluir
  43. Maria Balaton,

    Olá consegui uma bolsa do Ciencias sem fronteiras para a Universidade do Minho e tenho 2 filhos que quero levar. Sera que consigo colégio pra eles logo? meu filho mais velho vai para o decimo ano e o mais novo para o quinto.
    Chegaremos em março, mas não quero que fiquem sem estudar, mesmo que não der para acompanhar, é uma ótima experiencia irem para a escola.
    O que precisa para dar entrada na escola?
    Obrigada,
    Fátima

    ResponderExcluir
  44. Olá Mari Balaton,
    Consegui uma bolsa do Ceincias sem Fronteiras e vou passar 6 meses em Braga, na Universidade do Minho e tenho 2 filhos e vou leva-los. Será que consigo escola para eles logo? o que é preciso levar para matricular? o filho mais velho vai para o décimo ano e o mais novo para o quinto ano... mesmo que não passem, quero que estudem!

    Obrigada ,
    Fátima Matos

    ResponderExcluir
  45. Olá Fatima, não sei os procedimentos para escola comum, mas traga toda a documentação da escola, histórico e conteúdo do ano que ele está.
    Vale lembrar que o ano letivo começa em setembro, portanto, em março ele vai entrar "no meio do ano"

    ResponderExcluir
  46. olá mari, vc poderia me passar um email no davidayrton@hotmail.com, para que possamos conversa, estou prestes a ir pra Portugal estudar e tenho algumas duvidas referente a pagamento da mensalidade da universidades.

    ResponderExcluir
  47. Ola Mari,

    Primeiro. Parabens pelo blog. Fantastico!

    Eu preciso de um conselho se puder dar. Eu vou ficar na regiao do Porto por mais ou menos 6 meses. Eu gostaria de saber se ha como alugar um apartamento sem que haja contratos com mais de 6 meses. E se eh facil instalar minha propria internet? Eu continuarei a trabalhar pela empresa remoto.

    Obrigado pela atencao

    Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, há muitas opções de moradia para estudantes, fique tranquilo quanto ao prazo, muitas delas já oferecem internet, mas se precisar contratar tb é muito simples!

      Excluir
  48. Olá Mari, parabéns pelo blog! Já tirei algumas dúvidas com ele e com os comentarios e as respostas!
    Deixa eu ver se vc tira minhas duvidas:
    Meu marido vai fazer doutorado sanduiche, provavelmente no Porto, no final deste ano.
    No caso dele ficar 12 meses, eu consigo visto para ir junto?
    Com esse visto, poderia trabalhar?
    Outra coisa, quanto em média vc diria que um casal gastaria para viver aí, sem luxos?

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim vc pode ir junto com o Maridão, o seu visto tb será de estudo então nenhum dos 2 poderá trabalhar! Para viver tranquilos, mas sem esbanjar acho que 1000 euros dá

      Excluir
  49. Olá Mari, parabéns pelo blog. Estou pretendendo fazer doutorado sanduíche em Porto. Você poderia dar sugestões de bairros mais tranquilos e centrais (que não seja muito caro) para eu morar.

    ResponderExcluir
  50. Olá, é sempre mais prático morar perto da sua faculdade! E normalmente há muitas ofertas de vagas para estudantes.
    O centro já é mais caro para morar um bairro ao lado de centro chama se Cedofeita é bem localizado e tem metrô, é um bom lugar!

    ResponderExcluir
  51. Mari boa noite. Parabéns pelo Blog.
    Obtive várias informações relevantes que irá me ajudar.
    Estou indo do Brasil para estudar na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP).
    Me indica alguma moradia que fica próxima?
    Agradeço as digas/informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tem um post chamando "cheguei e agora"onde eu conto como fiz para achar minha casa

      Excluir
  52. Que bom ter encontrado seu blog! É que eu e meu marido estamos nos planejando fazer doutorado em Portugal. Para ele, no entanto, seria melhor a Universidade do Porto (artes visuais) e, para mim, Coimbra seria melhor. Na verdade não encontrei doutorado na Universidade do Porto em Ciências Sociais, que é minha área. É viável morar no Porto e estudar em Coimbra? Vi que tem os comboios.
    Agradeceria muitíssimo se você poder responder.
    Patricia

    ResponderExcluir
  53. Olá, me tira uma dúvida caso você saiba? Eu e meu namorado estamos nos organizando para fazer a nossa pós graduação ou o nosso mestrado em Portugal (Estamos vendo valores), você sabe informar como é distribuída essa carga horaria, se é como uma graduação que é de tempo integral, ou se é parecido como aqui no Brasil, apenas algumas vezes por semana que temos as aulas, pretendemos também trabalhar por lá. Não exigimos um trabalho maravilhoso ($$$), apenas um suficiente para nos manter pois iremos pagar o curso à vista.
    Obrigada!
    Ass: Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana
      Normalmente o mestrado ocupa um ou dois dias da semana, mas como já falei em vários comentários aqui, trabalhar e estudar é muito complicado! A crise econômica ainda não foi superada e o visto de estudante inviabiliza trabalhar formalmente!
      Se você vai precisar trabalhar para se manter em Portugal, infelizmente não recomendo que venha.

      Excluir
  54. Bom dia, Mari, sou Adriana e estou pretendendo fazer um intercâmbio em porto ano que vem, pois fui contemplada com uma bolsa. Das varias as pesquisas que fiz e faço, Portugal sempre aparece como um país relativamente barato e a cidade de porto também aparece nesse quesito. A minha pergunta é: porto é a cidade mais barata pra se fazer um intercâmbio em Portugal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, cidades menores como Coimbra e Aveiro acabam sendo mais baratas para se viver, o Porto e Lisboa são maiores e mais caras.

      Excluir
    2. ola, fui admitido no mestrado na escola superior nautica Infante D.Henrique em paço de arcos, na av. eng. bonneville franco, tu sabe me dizer se fica perto de lisboa? e tem alguns sites pra me orientar para ver apartamentos de um.quarto ou ate mesmo republicas perto da escola?

      Excluir
    3. ola, fui admitido no mestrado na escola superior nautica Infante D.Henrique em paço de arcos, na av. eng. bonneville franco, tu sabe me dizer se fica perto de lisboa? e tem alguns sites pra me orientar para ver apartamentos de um.quarto ou ate mesmo republicas perto da escola?

      Excluir
    4. Oi Denis,
      Se fica perto de Lisboa eu não sei, mas dá uma olhada no Google maps!
      Quanto a sites para achar sua nava casa, escrevi um post chamado cheguei e agora? Lá eu conto como fiz para achar a minha, espero que te ajude :)

      Excluir
  55. Bom dia na sua opinião qual é o gasto mensal de um casal com dois filhos na faculdade pública? Desde já agradeço pois temos muita vontade de morar em Portugal. Vou tirar dupla cidadania minha e de meus filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, primeiro, mesmo as faculdades publicas são pagas, a Universidade do Porto por exemplo cobra cerca de 1000 euros por semestre de estudo.
      O gasto vai depender um pouco da cidade/bairro onde escolham viver. Uma casa ou apartamento com 3 quartos vária muito de preço de acordo com o bairro.
      Acredito que para 4 pessoas no mínimo 1500 euros por mês, com uma vida simples.
      Mas de forma geral creio que vc pode calcular 400 euros por pessoa da família.

      Excluir
  56. Uma pergunta: está mais fácil para estudantes brasileiros arranjar emprego para se sustentar por aí? Pretendo ir no primeiro semestre de 2016, mas a bolsa de estudo q irei receber não cobre todos os gastos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Matheus, é muito difícil para um estudante trabalhar! não há muita oferta de emprego e os cursos de graduação são em período integral.
      Tenho que ser sincera em dizer, não conte com a possibilidade de conseguir um trabalho para se manter estudando!

      Excluir
  57. Olá, sei que este poste é antigo mas preciso de algumas informações importantes e gostaria que fossem esclarecidas se for possível.
    Fiquei sabendo que não é permitido trabalhar lá com o visto de estudante, nesse caso seria possível trabalhar solicitando uma alteação do visto de estudante para o de trabalho?
    Serei aceita na universidade se não tiver como comprovar renda, mesmo que eu consiga um trabalho em Portugal eventualmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, realmente não é permitido trabalhar legalmente com visto de estudo. Também é muito complicado trabalhar e estudar ao mesmo tempo, já que a grande maioria dos cursos é em período integral, ou seja, com aulas espalhadas pelo dia.
      Acredito que não seja possível alterar o tipo de visto.
      Ser aceita na faculdade não depende da sua renda, quem avalia isso é o consulado de Portugal no Brasil na hora de conceder o visto. Recomendo que antes de entrar com o pedido de vaga já tenha um plano de gastos mensais.

      Excluir
  58. Boa noite Mari fui aceito no doutoramento na universidade de Porto. Consegui adiar minha matricula para fevereiro de 2016, estou muito tendencioso a ir, no entanto não tenho condições financeiras de me manter durante o curso por aí, Assim, você sabe se ha grandes probabilidades de conseguir emprego por aí ou isso é muito difícil}? tenho mestrado e doutorado em matemática

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, falando muito francamente, não acho que deva sair do Brasil sem uma fonte de renda garantida. Converse com seu orientador sobre possíveis indicações e em qual período serão as aulas.
      Muitas vezes o mestrado e doutorado são durante o dia em mais de um dia por semana, dificultando para quem precisa trabalhar

      Excluir
  59. Oi, tudo bem? Meu marido recebeu proposta para trabalhar em Portugal, gostaria de saber se ainda há crise, isso é, será que eu conseguiria arrumar um emprego facilmente, no Brasil trabalho no ramo portuário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, dependendo da proposta que seu marido recebeu pode ser muito bom vir para Portugal!!
      por exemplo se for uma proposta por um período de um ou dois anos com salário bacana vcs podem fazer uma bela poupança afinal quando vc transformar seus euros em reais eles se multiplicam!
      Se for um salário menor vcs poderiam aproveitar muito o estilo de vida de Portugal, muito mais calmo e seguro que muitas cidades brasileiras.
      Sobre a área portuária, no Porto tem um porto bastante grande de entrada e saída de produtos europeus para o mundo.

      Excluir
  60. Ola Mari gostaria de saber quanto quanto é que custa a mensalidade para a licenciatura de Direito no 1 ciclo e os quartos, e eu sou angolano e o valor da minha mensalidade sairá de Angola. e como é a questão de alimentação se for a viver com mais pessoal numa pensão é por contribuição?... ambrosiopedro92@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, em Portugal o nome correto é propina e na universidade do Porto custa cerca de 1200 euros por semestre.
      A alimentação depende muito, em algumas casas todos partilham a comida, mas também há casa em que tudo é separado.
      Mars a cantina da FDUP é a melhor de todas, isso eu garanto

      Excluir
  61. Oi, Mari. Minha filha tem cidadania portuguesa e quer sair do Brasil para estudar em Portugal. Pelo que entendi, ela tem que fazer o exame nacional, mas não consegui entender direito como funciona e quando pode ser feito. Se for possível, poderia me dar uma dica? Obrigada, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Ela pode fazer exame nacional mas como o ano letivo só se inicia em setembro as provas acontecem entre maio e junho, neste caso ela teria que ir a Portugal para fazer a prova.
      Também é possível usar a nota do ENEM, algumas faculdades já aceitam como forma de ingresso, tem um texto chamado "eu quero estudar em Portugal"onde eu falo mais sobre isso.

      Excluir
  62. Olá Mariana, tudo bem? Muito legal o seu blog. Moramos no RJ. Nossos filhos estão prestes a ir para a universidade e estamos pensando em que façam em Portugal (inicialmente na região do O Porto). Eles tem cidadania Portuguesa (dupla cidadania). Não temos ideia de como seria para eles: processo de seleção, "vestibular"? custos anuais de faculdades? Um deles que a área e comunicação social e o outro a área de games... poderia nos ajudar com suas dicas? Beijos, Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Eles podem usar a nota do ENEM para ingressar em algumas faculdades Portuguesas, tem um texto chamado "eu quero estudar em Portugal" onde eu explico mais sobre isso. Já o custo das faculdades depende muito, a Universidade do Porto que é publica, paga-se em média 1000 euros por semestre, mas a UP não aceita o ENEM como forma de ingresso.

      Excluir
  63. Olá, li teu blog e me interessei muito pelo conteúdo.
    Eu me interessei muito pela faculdade de Coimbra a algum tempo e queria muito estudar por lá, pretendo me formar em Comunicação Social,to terminando o EM ainda mas desde já tenho pesquisado muito sobre kkk
    E gostaria de saber se você sabe de algum outro programa do governo que poderia me ajudar assim como o Ciência sem Fronteiras, quero saber tudo que tenho que fazer, pois quando terminar o EM pretendo ja pegar firme nos estudos se caso minha nota do enem nao for suficiente pra poder realizar esse sonho de estudar na Europa. Desde já agradeço muito, parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary, para graduação não conheço nenhum programa de bolsa que pague o curso todo, só pagam intercâmbios de 6 ou 12 meses.
      Na pós graduação existem vários programas que pagam o curso completo fora do Brasil.

      Excluir
  64. Olá Mary!
    Gostei muito das tuas dicas, que maravilha este blog! =)
    Estou muito interessada em tentar o doutorado em Portugal, na universidade do porto. Fui para um congresso ano passado e me apaixonei pelos temas estudados, pela cidade (já é a segunda vez que visito o Porto) e penso muito em morar aí, futuramente. Estou pensando em encaminhar a cidadania italiana (consegui o documento mais difícil e tenho parentes na Itália), não sei se facilitaria o processo de conseguir bolsa de doutorado. Tem tudo isso...mas não vou desistir do sonho <3 de estudar fora =) ! Eu termino o mestrado início de 2017 mas já estou pensando em tudo, tem que ser, né?
    Obrigada por ser uma inspiração.
    Parabéns pelo blog.
    Gabriela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, acho que o fato de ter a cidadania italiana não faz diferença, o mais difícil é conseguir uma bolsa de estudos portuguesa!
      tb estou no mestrado e já pensando no doutorado! beijos

      Excluir
  65. Olá Mari,
    preciso muito de sua ajuda com relação as datas de abertura de inscrições para os Mestrados na Univ. do Porto, mais precisamente na Faculdade de Ciências, já que pretendo Mestrado em Matemática. Não encontro em lugar nenhum as datas. E também, uma dúvida: devo procurar alguma bolsa de estudos só quando tiver com a vaga garantida, ou seja, já ter sido aprovado no processo de seleção para as vagas do 2º ciclo(Mestardo)? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o site da UP não é exatamente intuitivo, mas aqui em baixo deixei o link para acesso ao calendário.

      https://sigarra.up.pt/fcup/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=1027128


      Sobre a bolsa, primeiro é muito difícil a UP dar bolsa para um estrangeiro, então recomendo que vc entre em contato com os professores, fale das duas habilidades e sobre o que pretende estudar no mestrado. Quando tiver um orientador e uma carta de recomendação procure uma agencia financiadora (CAPES/CNPq/ FAPESP)

      Excluir
  66. Olá Mari! Eu e uma amiga fazemos mestrado no Brasil e vamos passar 2 meses na Universidade do Minho, em Braga. Gostaria de algumas informações quanto a lugares próximos da Universidade para ficar e se você tem ideia de quanto em média vamos gastar com hospedagem, sem regalias. Já entramos em contato com alguns lugares, mas a maioria pede para entrarmos em contato em uma data mais próxima, pois só vamos em abril. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, como a sua estadia é bem curta vai ser um
      Pouco mais complicado achar um apartamento talvez seja legal vc entraram em contato com hostel e tentar reservar um quarto pelo tempo Q precisam com algum desconto.
      Outra opção é procurar quartos n Olx foi lá que achei a minha casa.
      Eu não conheço bem a cidade de Braga para te indicar um bairro mas perto das faculdades sempre tem muitas opções de quartos P alugar!
      Só Não mande dinheiro antes de ver o lugar Q está alugando!

      Excluir
  67. Oi Mari. Meu filho tem dupla nacionalidade portuguesa, e gostaria de fazer uma pós graduação no Porto ( cidade do meu pai). Você aconselharia ele tentar uma vaga como cidadão português ou brasileiro? e por onde ele deve começar? Abraço grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom, a primeira coisa a fazer é escolher a faculdade e saber se há processo seletivo (admissão) para estrangeiros assim ele poderá candidatar-se do Brasil. Caso a faculdade não tenha processo seletivo para brasileiros ele terá q ir a Portugal para fazer todo o processo

      Excluir
  68. Olá, Mari!
    Estou pensando em concorrer uma bolsa do Santander para Coimbra e estou com algumas dúvidas se com a bolsa de 3.330 euros do programa, consigo viver em Portugal. Fiz uns cálculos, tirando as passagens o que sobra parece que fica bem apertado. Cobre alojamento (inclusos água, gás, internet, tv, manutenção de quarto) e alimentação (almoço e janta) na faculdade e sobra 156,36 euros para outras despesas. Como não tem ideia de quanto custa as coisas aí, fico em dúvida se dá pra cobrir tudo. As outras despesas, no caso, seriam: café da manhã, xerox, produtos de higiene, consultas médicas ( de 5 a 10 euros na universidade),transporte (para ir em algum lugar, casualmente, remédios. O que você acha?
    Muito obrigado pelo blog, ajuda bastante! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cassia, o valor é pouco, tenha em mente que vc vai enjoar da comida do restaurante da faculdade… vc vai precisar de roupas de inverno entre outras coisas. Eu gastava em média 20 euros por semana no mercado. Dá para viver mas não recomendo.

      Excluir
  69. Oi Mari! Eu estou pensando em estudar em portugal e mais especificamente em matosinhos! Queria te perguntar, se tu sabe se tem algum bairro mais perigoso por la, pra eu evitar mesmo! e se tu sabe de outros perigosos em porto também! tenho medo de cair no lugar errado hahahaha
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa, polemicar tranquila, Portugal é muito mais tranquilo que o Brasil, Matosinhos é uma iam região vc vai gostar :)

      Excluir
  70. Oi Mari! Estou amando seu blog! Muitas informções que com certrza me ajudarão muito a ir pra Portugal! Mas tenho uma dúvida: já que a maioria dos cursos ai são em período integral e vai ser difícil trabalhar, por ai é facíl vender artesanatos ou doces/bolos caseiros ou coisas assim pra ajudar na complementação da renda? Obrigada e muito sucesso! Bjo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, nao é tão fácil como no Brasil, na faculdade de ciências não tinha ninguém que vendia coisas nas aulas.
      Comida de rua não é muito comum
      Por aqui

      Excluir
  71. ola eu andei vendo seu blog e tenho algumas duvidas
    eu faço adm em uma universidade estadual sera que eu consigo tranferencia ? ou alguma coisa do tipo

    meu email: thays.rhayane@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode conseguir sim, encontre a faculdade para onde quer pedir a transferencias, e envie todos seus documentos, histórico, ementa das disciplinas cursadas, a faculdade vai avaliar e ver em qual semestre te aceita!

      Excluir
    2. Olá muito boa tarde diferente de outros que são brasileiro eu sou angolano e pretendo estudar em uma das escolas de hotelaria e turismo, desta gostaria de saber se tens alguma informação sé existe republicas ou kitinet e se existe em que parte de Portugal?

      Excluir
    3. Olá, há muitas repúblicas, podes arrendado um quarto num apartamento grandes que vai ser mais barato!
      As kitnet chamamos de T0 sao mais caras.
      Perto das faculdades tem muitas opções, também podes usar o Olx.pt mas nunca feche negócio sem visitar o lugar antes!

      Excluir
  72. oi Mari, em Julho do 2017 estou com mestrado confirmado para universidade de catolica de Portugal, cidade de braga, me falam que posso ficar hospedada na universidade que pagarei mais barato, ficarei por 26 dias ai, qual seria meu gasto diario nessas dormidas, voce sabe me informar? a cidade de braga o custo é alto? desde ja agradeço amada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Braga é menos, portanto, mais barata que o Porto
      Já sobre o custo da estadia na universidade não sei dizer, mas veja o custo de um hostel para ter uma ideia!

      Excluir
  73. nossa, suas informações foram perfeitas para quem pretende estudar em morar em porto, parabens amada pelo blog.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  74. Olá, gostaria de saber se é possivel trabalhar e estudar? e tambem qual seria a renda mensal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o visto de estudante não permite q vc trabalhe legalmente. Outra coisa, a grande maioria dos cursos integral. o que dificulta ainda mais trabalhar e estudar.

      Excluir
  75. Mari bom dia! Parabéns pelo blogs! Por favor se puder responder. Não estou conseguindo fazer o pagamento dá inscrição para U. Porto, só consigo fazer transferência para pessoa física, vc sabe de um outro meio que eu consiga pagar isto pela Net? Tenho 5 dias para resolver isto.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ligue para o dep. de relações internacionais, eles te indicam como fazer o pagamento.

      Excluir
  76. Muito bom Mari parabéns!!

    Tenho um casal de amigos meus que moram em Portugal, e eles me dizem só coisa boas de Portugal!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  77. Parabéns pelo blog
    Eu quero fazer o mestrado na universidade do Porto ou de Coimbra e percebi no edital que há dois tipos de mestrados : estudos contínuo e pós laboral a minha dúvida é se dar para fazer o mestrado em um único turno e assim trabalhar e como consigo uma bolsa de estudos no mestrado.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI,
      não é muito habitual o estudante trabalhar fora de sua pesquisa, e normalmente os horários das aulas espalhado durante o dia e tarde/noite.
      Recomendo veja os possíveis horários das suas disciplinas para saber se é possível conciliar trabalho e pesquisa acadêmica

      Excluir
  78. boa tarde
    voce saberia me informar se nas universidades portuguesas pode entrar com o bac frances? e como é feito.
    meu filho italo brasileiro vive no Brasil e tem um Bac frances, ele quer ir para Portugal estudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei dizer, tente saber diretamente com as universidades

      Excluir
  79. Olá, Mari. Tudo bem? Você sabe se na Uporto as notas de corte via ENEM dependem do curso que se pretende ou é uma nota minima estabelecida para todos os cursos?
    * Você pode me informar se a anuidade da Uporto é paga por ano atualmente ou ainda por semestre?
    *Você sabe se os valores citados acima continuam o mesmo?

    Obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a nota de corte é por curso, e as propinas (semestralidade) é paga a cada semestre já que os cursos na UP são semestrais. os valores não estão atualizados, mas no site da faculdade vc encontra os valores.

      Excluir
  80. Olá, estou concorrendo bolsa para Universidade do Porto , o valor do financiamento 3000,00 euros . Eu consigo manter a bolsa e as despesas com esse valor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vive-se com tranquilidade gastando entre 700 e 800 euros por mês, menos que isso acho complicado, mas é claro que o quanto se gasta por mês depende muito do estilo de vida de cada pessoa. Por exemplo se vc dividir um quarto e comer todos os dias na cantina da faculdade, vai gastar menos.

      Excluir
  81. Boa tarde!
    Estou pretendendo estudar na universidade do Porto com minha namorada no próximo semestre, ambos em cursos de mestrado.
    Poderia nos dar algumas dicas sobre como ingressar na universidade e também de como é a vida na cidade do Porto? muito obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sobre a vida no Porto encontras muita coisa aqui no blog, já sobre como ingressar o primeiro passo é contatar professores da universidade que atuem na área de seu interesse, será necessário também escrever o projeto da dissertação.

      Excluir
  82. Boa noite. Estou interessada em fazer um mestrado em educação na Universidade do Porto, mas sou funcionária pública e gostaria de saber se existe alguma modalidade que permita ir apenas alguns meses do ano a Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, até onde eu sabia não! Um possibilidade seria vc fazer todas as cadeiras obrigatórias em 1 ano, é difícil mas não impossível! Isso exigiria muito estudo e dedicação!
      Depois para escrever o trabalho você volta ao Brasil e faz as reuniões de orientação on-line.
      Isto é pouco comum para o Mestrado que é um curso mais rápido, 2 anos de duração. Faz-se mais isso no doutoramento.

      Excluir

Deixe sua pergunta ou cometário, responderei assim que possível :)